quinta-feira, julho 30, 2009

pensas ou sentes?

Hoje acá, voltando às antigas, batendo papo com a vaquetes falando das resiliências da vida, das pessoas que sabem se cuidar e seguram a onda (ou não!), me vi pensando (ou seria sentindo?) e dizendo a seguinte frase:

"a gente sente os pensamentos e pensa as emoções"

na hora foi uma brincadeira boba, era pra ser um jogo de palavras e significados interessante e só. mas num é que fiquei pensando e faz sentido...

A idéia surgiu quando discutíamos que as pessoas aquáticas da vida, tipo escorpianos, piscianos e cancerianos apesar de sentirem muito, tem muita força pra resistir e pra não se deixar levar quando acham que algo não vai dar certo. Não que isso seja exatamente bom ou que funcione de fato. Ainda acho que coisas podem passar, passar. Eles podem não fazer ideia de porque estão dizendo não, mas dizem com propriedade, como podem não entender nada quando dizem sim e se jogam, mas sentem, forte e sem reservas.
Anyway, em contrapartida, concluimos que nós, pobres áereos da vida, geminianos, librianos e aquarianos, usamos as palavras e os sentidos, versamos sobre o amor, rimamos tudo com paixão, sofrimento, solidão, amargura e satisfação, bebemos rios de razão, buscamos incessantemente o conhecimento, mas não sabemos lidar com as emoções. Afinal de contas, saber quando nossa temperatura vai subir, entender o motivo da adrenalina invadir o corpo e do coração palpitar forte, saber que aquela pessoa específica me faz bem ou mal, não me garante sentir, não me permite ir, definitivamente, não me dá passagem para decidir se vou ou se fico. FATO.
E quem foi que disse que pensar não causa um sentir intenso e pesado? Já experimentou não parar de pensar enquanto não consegue decidir e não conseguir decidir mudando de opinião a cada 3 horas? Não? Não se preocupe, uma hora acontece com vc, sobretudo se vc for um áereo na vida.
Sábios astros, acho, que separaram os que super sentem dos que pensam sem cessar. Que aparato físico feito de um arranjo louco de moléculas de água, ar e gordura poderia suportar se sentissemos tudo que se pensa ou se pensassemos tudo que sentimos? Nesse caso, o nível de insanidade seria muito mais acessível do que já o é atualmente... (imagino aqui o trabalho dos psis da vida... seria um desafio a parte. até gostoso acho. cômico se não se tornasse trágico... vai saber...)

Enfim... complementando esse papo de botiquim, pensei aqui um pouco mais nessa sabedoria homeostática... Pra segurar aquáticos que sentem, só mesmo os que seguram, os que sabem pra onde ir, o que desejam e quem desejam. Só mesmo os terráquios, capricornianos, taurinos e virginianos.
Já pra aguentar os pensamentos loucos e por vezes sem sentido dos áereos só os que queimam por dois, os que vão sem pensar e arrastam o outro junto, os que tiram o juízo e passam por cima, os filhos do fogo, arianos, leoninos e sargitarianos.
É o equilíbrio do universo.

E vc, sente, logo, pensa ou pensa e logo, sente?
Na vdd quero é perguntar se sente o que pensa ou pensa no que sente?

PS: As questões zodiacais aí são só pra ilustrar e brincar um pouco, se vc é áereo não PENSE q eh frio e insensível, embora possa ter ouvido isso já inúmeras vezes. As pessoas é que são insensíveis e egoístas e não entendem seu jeito diferente de sentir. E se vc é aquático, não se SINTA injustiçado ou irracional. Afinal, seus impulsos e crises de choro não significam que vc não reflete e chega a conclusões extraordinárias! os outros é que são preconceituosos e tem visão conservadora.
aheuaheuahuaheuaheuaehaue
ah, e se vc tah nos outros dois times não quer dizer q não são importantes, é só que os conheço menos, ou tenho resistência a eles por algum motivo. arianos em especial....

PS 2: e se vc é áereo e pega um terráquio, ou é aquático que apaga o fogo de um filho de fogo don't worry! seja feliz (enquanto durar.. hauehaueau) a homeostase às vezes se organiza no caos de uma forma surpreendente e inexplicável!
aheuhauehauehuaehaue

6 comentários:

Polly Ana disse...

Ri muito.... E me identifiquei tb, sou uma que pensa no que sente e pensa muito forte no que sente, acho que por isso que sofro tanto... Mal dos aquáticos? e quando um auático pega outro aquático, o que acontece? Uma crise existencial em dupla?

Luna Blanca disse...

Uhuuu update em alto estilo!

Fala sério, o verde do vizinho sempre é mais bonito! As vezes fico aqui invejando a racionalidade aérea em meio ao meu turbilhão de emoções, enquanto vc se pega querendo sentir o que pensa... Mas concordo c vc, existe uma sabedoria na divisão... e existe um sentido por trás da frase "os opostos se atraem"... De fato, vc é mto mais emoção (ou menos razão) convivendo em meio a tanta água (só peixes já é um maremoto! huahuahua Dá-lhe planária!) e eu já sou bem mais razão (ou menos emoção) convivendo com suas elocubrações. E assim vamos indo, cada um com suas fraquezas, cada um com suas fortalezas, um amparando o outro no q tem de melhor. Interações astrológicas mil, aprendizados infinitos...

Eu sinto, logo existo.

E amiga planária, dois aquáticos juntos intuem o outro, sentem o outro e sim, sofrem a crise tb, mas afinal, sofrimento tb é emoção ne?

E nada me faz mudar a cabeça q vcs filhos de ar são frios e insensíveis sim! hauuhahuauha

Roses disse...

qndo um aquático pega outro aquático, acho q eles se querem e se pegam de fato, tipo tssssssssss!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
cm diz a vaca eles sentem o outro, tenho uma visão de q isso seja uma coisa fofa.

mas hein, o do vizinho eh sempre melhor mesmo. e sim, de fato tenho me protegido e alcançado certo equilibrio me cercando de água (mta água) aff...
e insensível é aaaaa... vaca! q me trata assim...

PS: tava ali fazendo um trem q chama revolulção solar e me disse q meu ano está em áries.. qm chamou?? pq áries não me larga!

Comentador Fiel disse...

"só mesmo os que seguram, os que sabem pra onde ir, o que desejam e quem desejam. Só mesmo os terráquios, capricornianos, taurinos e virginianos."

hummmmmmm

sabia que minha mãe tinha mentido minha data de nascimento.

ps: Sempre me disseram que capricornianos eram chatos, seria isso uma crítica pessoal com a desculpa do signo?

Polly Ana disse...

Ai ai ai, a vida de um ser aquático é muito difícil, cheia de crises, de voos, de batalhas interiores. As pessoas teimam em acreditar nas aparências das pessoas aquáticas e se esquecem o turbelento intertior em que elas estão imersas. Eu mesma já fui tida como insensível, fria, gélida, um ser sem coração, por alguém - PASMEM - de gêmeos... Sim, pessoas, o mundo é mesmo muito estranho!!!

Ai, vaca, vc é muito cruel. Por conviver muito com uma geminiana e, além disso, ter namorado algum tempo com um geminiano também, creio que eles sentem e sentem muito, de uma intensidade tamanha que os sentimentos não conseguem se extravasar, saem apenas por gestos menores, para protegê-los... Sentem sim, de uma forma diferente e particularizada, mas sentem, mais qté que seres aquáticos...

No que diz respeito ao cercado do vizinho, sim. Sempre são mais verdejantes, mais floridos e, consequentemente, geram mais alegria...

Daniel Seixas disse...

Nem ligo pra zodiaco.
E sobre pensar ou sentir, acho que faço os dois, depende do humor. xD