quinta-feira, julho 30, 2009

pensas ou sentes?

Hoje acá, voltando às antigas, batendo papo com a vaquetes falando das resiliências da vida, das pessoas que sabem se cuidar e seguram a onda (ou não!), me vi pensando (ou seria sentindo?) e dizendo a seguinte frase:

"a gente sente os pensamentos e pensa as emoções"

na hora foi uma brincadeira boba, era pra ser um jogo de palavras e significados interessante e só. mas num é que fiquei pensando e faz sentido...

A idéia surgiu quando discutíamos que as pessoas aquáticas da vida, tipo escorpianos, piscianos e cancerianos apesar de sentirem muito, tem muita força pra resistir e pra não se deixar levar quando acham que algo não vai dar certo. Não que isso seja exatamente bom ou que funcione de fato. Ainda acho que coisas podem passar, passar. Eles podem não fazer ideia de porque estão dizendo não, mas dizem com propriedade, como podem não entender nada quando dizem sim e se jogam, mas sentem, forte e sem reservas.
Anyway, em contrapartida, concluimos que nós, pobres áereos da vida, geminianos, librianos e aquarianos, usamos as palavras e os sentidos, versamos sobre o amor, rimamos tudo com paixão, sofrimento, solidão, amargura e satisfação, bebemos rios de razão, buscamos incessantemente o conhecimento, mas não sabemos lidar com as emoções. Afinal de contas, saber quando nossa temperatura vai subir, entender o motivo da adrenalina invadir o corpo e do coração palpitar forte, saber que aquela pessoa específica me faz bem ou mal, não me garante sentir, não me permite ir, definitivamente, não me dá passagem para decidir se vou ou se fico. FATO.
E quem foi que disse que pensar não causa um sentir intenso e pesado? Já experimentou não parar de pensar enquanto não consegue decidir e não conseguir decidir mudando de opinião a cada 3 horas? Não? Não se preocupe, uma hora acontece com vc, sobretudo se vc for um áereo na vida.
Sábios astros, acho, que separaram os que super sentem dos que pensam sem cessar. Que aparato físico feito de um arranjo louco de moléculas de água, ar e gordura poderia suportar se sentissemos tudo que se pensa ou se pensassemos tudo que sentimos? Nesse caso, o nível de insanidade seria muito mais acessível do que já o é atualmente... (imagino aqui o trabalho dos psis da vida... seria um desafio a parte. até gostoso acho. cômico se não se tornasse trágico... vai saber...)

Enfim... complementando esse papo de botiquim, pensei aqui um pouco mais nessa sabedoria homeostática... Pra segurar aquáticos que sentem, só mesmo os que seguram, os que sabem pra onde ir, o que desejam e quem desejam. Só mesmo os terráquios, capricornianos, taurinos e virginianos.
Já pra aguentar os pensamentos loucos e por vezes sem sentido dos áereos só os que queimam por dois, os que vão sem pensar e arrastam o outro junto, os que tiram o juízo e passam por cima, os filhos do fogo, arianos, leoninos e sargitarianos.
É o equilíbrio do universo.

E vc, sente, logo, pensa ou pensa e logo, sente?
Na vdd quero é perguntar se sente o que pensa ou pensa no que sente?

PS: As questões zodiacais aí são só pra ilustrar e brincar um pouco, se vc é áereo não PENSE q eh frio e insensível, embora possa ter ouvido isso já inúmeras vezes. As pessoas é que são insensíveis e egoístas e não entendem seu jeito diferente de sentir. E se vc é aquático, não se SINTA injustiçado ou irracional. Afinal, seus impulsos e crises de choro não significam que vc não reflete e chega a conclusões extraordinárias! os outros é que são preconceituosos e tem visão conservadora.
aheuaheuahuaheuaheuaehaue
ah, e se vc tah nos outros dois times não quer dizer q não são importantes, é só que os conheço menos, ou tenho resistência a eles por algum motivo. arianos em especial....

PS 2: e se vc é áereo e pega um terráquio, ou é aquático que apaga o fogo de um filho de fogo don't worry! seja feliz (enquanto durar.. hauehaueau) a homeostase às vezes se organiza no caos de uma forma surpreendente e inexplicável!
aheuhauehauehuaehaue