sexta-feira, outubro 03, 2008

sobre o medo de crescer!

e mais essa agora! escolher o que fazer!! escolher pra onde ir, em quem confiar, pra que rumo seguir....
pagar as contas, fazer os cálculos, achar amigos!
dizer que não quero, aceitar que não posso, controlar os desejos e falar sem falta que não gostei!
e se for caminhar, é vc que vai se cuidar, e se quer ficar, é vc que vai ajeitar.
PUTAquePARIU! Ainda tem os lances de relacionar-se no meio... de saber se colocar, de saber negociar, de saber aproveitar, ou não... de saber deixar rolar mesmo. Quando quero o que quero, ou não quero querer o que quero, ou pior, descobri que não quero o que me dizem que quero...
wauu! not so easy!
e pra crescer te dizem logo que vc tem que ter dinheiro! ou no mínimo expectativa de ter algum um dia.. já jogou na loteria? é uma chance pra quem tá nessa onda de crescer! Já tentou pagar com o corpo? tá nessa tbm, de repente... de qq forma, em qq escolha, that's up to you!

eu escolhi um modo meio convencional (ou naum!!), no que diz respeito a ganhar uma grana.... um jeito que me permite de crescer... me conhecer, sobreviver...
cheguei no lance da psicologia. brother e qual é a da psicologia???
é a confusão, é a reflexão, é a possibilidade, e às vezes a impotência que incomoda quando a gnte vê que não é deus, nem rei, ou mesmo astrólogo, vidente ou quirmante!
eu não sei as respostas, nem as suas nem as minhas, eu não conheço as verdades, eu não vi as certezas, eu não sinto as vontades, eu não sei as perguntas, mas elas sabem me alcançar.
o que eu conheço é o sofrimento e o prazer de estar perto, a necessidade de estar junto.
Cada encontro, cada momento, de cansaço ou de alento?
eu escuto, eu te escuto e eu me escuto. eu falo, e o que eu digo agora? eu sei o que tô fazendo? pra onde estamos indo? vc sabe, vc me leva, vc conhece o caminho que quer traçar, mesmo que obscuro, mesmo que não o veja com clareza, vc sabe e desperta em mim meus próprios caminhos, minhas descobertas, meus desejos.
por vezes de olhar vejo em espelho, são coisas minhas que se misturam mesmo que eu diga coisas da tal neutralidade, que eu negue, que não me dê o direito, são coisas minhas que jogo na mesa e cuido pra recolher com cuidado, diferente, tão pensado.
e vc constrói, vc vê, vc levanta, vc me ajuda, vc me leva mesmo com o medo mútuo de crescer...
Aos poucos eu descubro que posso caminha nesse mundo psi, que eu quero estar lá, que eu tenho aconchego pra meu sofrimento lá. e que por mais que esse mundo aumente minhas angústias, é lá que eu quero estar... é paixão já rendida, meio batalha vencida...
fuck ever, fazer o q?!

trechos que causaram identificação e retratam parte d crescimento e parte do medo:

"Resumindo, meu jovem amigo que pensa em ser terapeuta, se vc sofre, se seus desejos são um pouco (ou mesmo muito) estranhos, se (graças a sua estranheza) vc contempla com carinho e sem julgar (ou quase) a variedade das condutas humanas, se gosta de palavra e se não é animado pelo projeto de se tornar um notável em sua comunidade, amado e respeitado pela vida afora, então, bem vindo ao clube: talvez a psicoterapia seja uma profissão pra vc."

Obrigada, querido, tentarei esse caminho... who knows?!

e aí eu penso, eu estaria ali pra "curar"? buscar adaptar? buscar o que é normal?
só se a normalidade for essa ó:

"normalidade é o estado em que um sujeito se permite realizar suas potencialidades, ou seja, o estado em que nada impede que alguém viva plenamente o que lhe é possível nos limites impostos por sua HISTÓRIA e sua CONSTITUIÇÃO."

perfect esse!

e a última pérola, até a parte q li, e que serve pra vida, pra confiarmos mais:

"uma regra: confiou a ponto de autorizar-se a atender, continue..."

aqui vale não só pra psis, mas pra pessoas... autorizou-se, vai, confia. essa é a palavra, confia!
se jogaaaaaaa!

eu agora que cresci tenho dificuldades de confiar nas pessoas... mas isso é história pra outro papo... estou me ensinando a confiar de novo...
confiar.
confiar.
confiar.

it sucks, mas faz bem...

ah, o livro é cartas a um jovem terapeuta, do calligaris! eu duvudava q era bom, ainda bem q quis tirar a prova...